quinta-feira, 1 de maio de 2008

Você é um Cylon?

"Nós somos aquilo que acreditamos ser.
Tudo o que temos certeza é tirado de nós."


Battlestar Galáctica volta para sua quarta, e última, temporada de forma sensacional e com a qualidade que todos conhecemos e amamos. É uma delicia ver que todas as discussões políticas/ideológicas e sobre religião estão ali, fora a questão filosófica. Cada vez mais há na serie a pergunta: Quem somos nós? Cylons? Humanos? O que isso significa?
E quem poderia representar melhor essas perguntas se não os recém descobertos Cyons? Cada vez mais podemos perceber o quanto os 4 – Tyrol, Tigh, Tory e Anders – reagem de forma diferente a nova descoberta. Enquanto alguns preferem ignorar, outro caem em desespero, outro procura respostas... Mas a personagem que mais tem ganhado destaque e que tem gostado se descobrir uma máquina é a Tory. Ela é muito estranha e tem cada vez mais gostado de idéia de imortalidade/insensibilidade que a idéia dos inimigos trazem. Tenho medo daquela mulher...
Gosto de Galáctica porque está é uma serie que nos faz pensar mais do que nunca no que somos, em si e em sociedade, e o que afinal é nossa sociedade. Não é somente uma serie que te deixa estático ela meche com você. Vai dizer que nunca andou se pensando na sua existência ou mesmo se pegou analisando a sociedade – que em meio a guerras e problemas continua se digladiando em questões pequenas como a religião? É muita coisa para a minha cabeça!
E se do lado dos humanos a coisa não anda fácil, entre os pretensos inimigos as coisas não estão fáceis! Os Cylons estão cada vez mais humanos, isso temos que admitir. E é exatamente a frieza de Cavil (“Nós somos máquinas, querida, lembra? Não temos almas”) só me convence que eles são cada vez mais humanos, e que o final desta serie é imprevisível! Não podemos saber até onde este enredo vai nos levar, tudo está nebuloso... OMG! Os quatro episódios tem se focado mais no drama dos personagens, e portanto tem sido visto com certa frieza. E confesso que não gosto muito do Adama paradão – Não sei se é só opinião minha, mas acho que ele tinha que dá logo um beijo na Laura, pra ver se ela se acalma mais! Eu até queria comentar mais, porém não consigo, tenho que mastigar mais o que ando assistindo... Galáctica me faz pensar.




Observação Spoiler: A Imagem acima é uma das coisas mais bacanas desta nova temporada... Segundo comentários, está seria uma imagem Invertida da Santa Ceia - De forma que Anders seria Judas e Tyrol estaria no lugar de Pedro. O Lugar vazio pertenceria a Felipe, descrito nas Bíblia como o "quinto" discípulo. Exatamente o quinto, e último, cylon que falta revelar? Acho que sim...

Hagar 2008