quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Cinema: NY duplamente destruída!

CLOVERFIELD - MONSTRO (Cloverfield, EUA, 2008)
Sinopse: Cinco jovens nova-iorquinos dão uma festa de despedida para um amigo na noite em que um monstro do tamanho de um arranha-céu ataca a cidade. Contado do ponto de vista da câmera de vídeo deles, o filme é um documento de suas tentativas de sobreviver ao mais surreal e aterrorizador evento de suas vidas.
Comentários: Ontem mesmo ouvi um amigo comentar, quando perguntei se ele tinha visto o filme: “Quando li a sinopse, pensei que fosse mais um Godzila e desisti de ver...”. E é isso a causa de certo preconceito com o filme. Mas como a produção estava nas mãos do capaz J. J. Abrams, o cara sabe o que faz, lá fui eu assistir. E tive que dizer, para decepção do meu colega, que o filme é ótimo!
Primeiramente, o filme tem uma função: Entreter-nos! Ali não há nada para pensar ou filosofar sobre os profundos assuntos da vida... É um filme para se sentar e esquecer da dela! E foi o que aconteceu comigo. Sorri com alguns momentos cômicos, me espantei quando devia, e me agoniei com a historia.
Como tudo se passa do ponto de vista de uma pessoa que está filmando e de seus amigos, tudo é nebuloso. Ninguém vê o mostro diretamente, ninguém sabe o que está acontecendo. Somente vemos a confusão na rua e as pessoas gritando desesperadas! Algumas cenas lembram, inclusive, o atentado de 11 de setembro nos EUA, o que causa impacto na tela. Outra coisa bacana é toda a correia sendo acompanhada pela câmera, o que pode incomodar pessoas mais sensíveis (li até uma dica... Quando houver correria, foque sua visão em um ponto especifico da tela). A direção de Matt Reevers foi eficiente e consegue a todo o momento nos colocar em desespero.
Resumindo, o filme é legal, diverte pra caramba, foi muito bem nos EUA... Mas pode não agradar a todos pelo seu final, um tanto trágico – o que, a meu ver, foi extremamente positivo, no final das contas. Dizem que pode até ter um outro filme, mostrando um segundo ponto de vista... Se houver, estarei lá... Mas, enquanto isso, já vou colocando o filme na lista de “filmes a ser locados”.

EU SOU A LENDA (I Am Legend, EUA, 2007)
Sinopse: Após um misterioso evento que destrói boa parte do mundo, Robert Neville (Will Smith) vive sozinho em Nova York, pensando ser o último homem na Terra. Ao lado de seu cão, ele vaga pela cidade lutando por sua sobrevivência e esperando sempre pelo pior. Até que descobre que não está sozinho.
Comentários: Fui, retardariamente, ver este filme essa semana. Sabe como é... A vida é assim! Mas vamos ao filme. O que dizer sobre ele? Vamos a alguns pontos:
- Gostei das locações, do campo tomando conta da cidade – além de outras coisas, daquele sentimento de solidão que envolvia o personagem. Will Smith tem achado seu lugar no cinema e se mostrado um ator cada vez melhor.
- Esvaziar NY, mesmo que digitalmente, deve ter dado um trabalhão. Os efeitos são 10!
- Comparações podem vir com o filme “O Naufrago”, mas são filmes diferentes...
- O que mais me chamou a atenção foi a companheira de Neville: a cachorra Sam. Ela é muito fofa e é responsável por nos cativar. Olha que eu nem gosto muito de bichos, mas queria ter um "malhor amigo" daquelas...
- O filme até passou rápido, e isso é bom!
- Virus modificados que do nada causaram mortes e mutações! A historia é antiga, mas bem moderna para nossos dias...
- Gostei do filme, mas não achei a melhor coisa do cinema ultimamente. Quer dizer, acho que esperava demais dele. Mas sai satisfeito com o ingresso gasto. Talvez o que mais tenha sido fraco foi o final, que segundo os produtores tem um alternativo e vai direto para os DVD’s. Espero conferir.